Designers
“Em série é possível produzir mais, artesanalmente é possível produzir exclusividade. Cada uma de nossas peças conta uma história que é narrada a partir de processos individuais e profissionais que transformam nossos produtos em peças únicas. Mais do que etapas, para nós processos são momentos de pesquisa. Observar e analisar a relação de elementos, sejam abstratos ou concretos, gera inovação, criatividade e ineditismo que, às vezes, passam invisíveis a olhos não atentos.” (DESIGN SELO)
Esse é o diferencial do design, tem um conceito, conta uma história e assim se torna algo único. Confira os nossos designers:
Estúdio Nada se Leva
Criado em agosto de 2005, o estúdio Nada Se Leva surgiu da empatia de estilo entre seus designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro. A primeira coleção, com as linhas Antique, Print, Ishi e Ligero foi lançada na Firma Casa e Conceito: Firma Casa, loja referência em móveis e objetos de designers como Maarten Baas, Karim Rashid e irmãos Campana. O sucesso da coleção se confirma pelas sucessivas matérias na mídia especializada em design, decoração e comportamento, como Casa Vogue, Casa Claudia, Kaza, Wish Casa e Vogue. A vontade de revisitar o passado é mútua, procurando traduzir um mundo de referências de viagens, cinema e arte para objetos e móveis. Trazer para hoje o que é lúdico e nostálgico, usando tecnologias modernas como o corte a laser, estampas na fórmica, impressão no vidro e materiais inusitados. A tecnologia e o design, para a Nada Se Leva, é a linguagem comum. É a forma que os designers resgatam o passado unindo-o ao que há de mais novo. A inspiração para suas linhas exclusivas, levam em conta a utilização dos materiais mais diversos como madeira, vidro, acrílico e fórmica trabalhadas com alta tecnologia, técnicas tradicionais para explorar novas formas. A dupla de designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, é responsável pela criação e coordenação geral dos projetos. André, nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, estudou Medicina. Atuou durante 10 anos no mundo da moda, com sua loja de roupa feminina, Villa Due. Em seu novo projeto, buscou uma área também relacionada a criação e encontrou no design de móveis e objetos a maneira ideal para dar forma a sua criatividade. Guilherme, formado em belas artes e comunicação em Nova York, atuou no mercado internacional de publicidade e design durante dez anos. Trabalhou como designer na Bianco & Cucco, em Milão. Foi Diretor de Arte na Schell/Mullaney, em Nova York. Voltou ao Brasil para investir na sua propria agência, 2pG, onde atuou como Diretor de Criação. Em 2003, com seu "know-how" em design, produziu sua primeira linha de móveis.
Alberth Murta
O designer por traz da marca DSGN SELO, Alberth Murta, tem uma personalidade fora da curva para pessoas que tem como matéria-prima principal no trabalho a criatividade. Seu jeito despretensioso revela a maturidade de um empreendedor conectado com processos de produção e com um talento especial para gestão de pessoas. Para ele, boas ideias sem resiliência e conhecimento técnico é apenas entusiasmo preso no papel. Tem muito orgulho do que faz - luminárias decorativas - e o senso comum não é seu forte. Está se dedicando a entender melhor a história do País. Atualmente seus livros de cabeceira são “O Povo Brasileiro” e o “Brasil como um problema”, de Darcy Ribeiro. Esse interesse por compreender o que é nosso só cresceu depois do nascimento da pequena Lara, sua primeira filha. Motivação agora transborda.
Bruno de Carvalho
A decarvalho atelier nasceu no final de 2015 da necessidade inquietante do arquiteto Bruno de Carvalho (Itapetininga - SP, 1982) em criar suas peças que até então estavam apenas traçadas em seus cadernos.Formado em arquitetura, Bruno adquiriu vasta experiência em escritórios renomados e participou de projetos premiados internacionalmente. No mesmo período apaixonou-se por design que, desde então, passou a ser seu principal foco.Seu recorte de ideias e a delicada junção de materiais inusitados com execução artesanal acabam reforçando a identidade de seus produtos, trazendo mais exclusividade a marca. Sua parceria com a itens começou em 2019.
Murilo Weitz
Murilo Weitz (Leme - SP, 1989) Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie em 2012. Morou na Inglaterra, em Londres, entre os anos de 2013 e 2014, onde estudou Design de Criação e Moda, pela University Arts of London (UAL), onde descobriu sua paixão pela criação em diferentes escalas. Em 2015 criou sua marca própria. Trabalha com a itens desde 2019.
Marcelo Caruso
Marcelo Caruso (São Paulo, 1992) Graduado em Design pela Faculdade de Campinas e Pós Graduado em Admnistração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Marcelo também fez cursos de prototipagem de peças com o professor Rodrigo Silveira em sua marcenaria, onde executou suas primeiras peças. Desde o início de sua carreira trabalha com mobiliário em parceria com alguns fabricantes do sul do país. Participou de exposições em São Paulo e Milão, e durante este processo, novas portas foram abertas até que conheceu a diretora criativa da itens, Mariana Amaral, em São Paulo. Foi selecionado para a equipe da Mac Talents e depois para a itens, onde atua como designer colaborador desde 2015 na área de design de iluminação. Ao longo da carreira lançou sua marca própria e também sua marcenaria onde executa suas coleções que levam a madeira como material principal
Maneco Quinderé
Maneco Quinderé aliou técnica à intuição para criar projetos de luz que desde a década de 80 dominam a cena cultural do Brasil. O iluminador assina obras-primas para espetáculos, shows, balés, óperas, desfiles, exposições e parcerias com grandes arquitetos como Miguel Pinto Guimarães, Dado Castello Branco, Cadas Abranches e Arthur Casas, além de desenhar e produzir luminárias para projetos de arquitetura e feiras de design como ART RIO e SP ARTE. A cada coleção, peças de contornos funcionais com materiais leves que permitem infinitas possibilidades de peso, forma e textura; com elas, Maneco conta sua história através da luz, sua maneira mais direta de comunicação com o mundo. Fontes de luz são suas fontes de inspiração que vagam entre a natureza e o mundo das artes numa combinação de minimalismo e brasilidade, comercial e experimental; seu trabalho se torna único por transformar o subjetivo em ideia concreta a partir de linhas simples e exatas. No teatro, foi o responsável pela iluminação de peças e musicais como “Orfeu da Conceição”, clássico de Vinicius de Moraes; “Hamlet”, de Shakespeare; “Toda Nudez Será Castigada”, de Nelson Rodrigues; “Histeria”, com direção de Jô Soares; “Elis, A musical”, dirigida por Dennis Carvalho, “A Garota de Ipanema”, com direção de Gustavo Gasparani, entre outros sucessos de bilheteria com direção, elenco e equipe técnica impecáveis. Shows foram mais de dez, de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Chico Buarque e Milton Nascimento a Frejat, Vanessa da Mata e Sandy; desde 2000, é o nome por trás das concepções de luz dos desfiles mais importantes das semanas de moda de São Paulo e Rio de Janeiro. Seus 30 anos dedicados à iluminação o transformaram em um dos mais conceituados profissionais em atividade no país: são quatro prêmios Shell, três Mambembe, outros três prêmios Sharp, além de dois Molière e um Menção Honrosa do governo de São Paulo por seu legado brilhante – sem sombra de dúvida.
Guilherme Wentz
1987 — Guilherme Wentz nasce no dia 17 de julho, na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde passa toda sua juventude. 2008 — Guilherme desiste do curso de Administração de Empresas, para começar uma nova vida criativa estudando Design de Produtos. 2010 — Começa a carreira como designer na marca de objetos Riva, onde trabalha por dois anos. 2012 — Recém graduado, recebe o prêmio IDEA Brasil por seu primeiro produto no mercado, a escrivaninha Officer, desenvolvida para a marca paulistana Decameron. 2013 — Recebe o prêmio iF Design Award por seu segundo projeto assinado, a Coleção K para Riva, monta seu estúdio e passa a desenhar para diferentes marcas de móveis, luminárias e objetos. 2014 — Muda o estúdio para São Paulo, assume a Direção de Estilo das marcas Decameron e Carbono e é convidado para um projeto comissionado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo. 2016 — Se junta ao empresário Rafael Gehrke para lançar sua primeira coleção independente, chamada "Capítulo 1", que em seu primeiro ano já estava disponível em algumas das principais lojas de design autoral do Brasil e Estados Unidos. No mesmo ano é nomeado "Rising Talent" pela Maison&Objet Americas e recebe os prêmios Museu da Casa Brasileira e iF Design Award, ambos pela Luminária UM, desenvolvida para a Lumini. 2017 — É nomeado "Talento em Ascensão" no Prêmio Casa Vogue. Um de seus projetos, o Vaso Pós-Tropical, é adquirido para o acervo permanente do Museu do Design e da Moda de Lisboa. 2018 — Wentz é nomeado pela revista T do New York Times como um dos "6 Estúdios em Ascensão das Américas". 2019 — A marca WENTZ é estabelecida para produção e distribuição das coleções independentes e o lançamento acontece durante a semana de Design de Nova York. Em agosto a primeira loja da marca é inaugurada em São Paulo.
Fillamento
O universo da iluminação foi apresentado à Elaine Rodrigues em 2002, quando ingressou em uma das mais conceituadas empresas do setor. Nascia ali sua paixão pelo design, juntamente com o sonho de um dia construir uma marca forte, com criações exclusivas e relacionamento diferenciado com os clientes. Trabalhar diretamente com o fundador da empresa foi essencial para desenvolver seu olhar atento e sua habilidade em resolver desafios, especialmente nos últimos sete anos, em que foi responsável pelo relacionamento com todos os clientes. A escolha de matéria-prima, a dinâmica do departamento de produção, o carinho com os colaboradores, o processo artesanal, a mágica de ter a peça finalizada e o profundo conhecimento das necessidades do mercado: viver e aprender tudo isso ajudou a lapidar o espírito empreendedor de Elaine Rodrigues. Em 2017, inspirada por toda experiência adquirida e pelas possibilidades que se desenhavam, seu sonho ganhou vida. Nascia a Fillamento, uma empresa que valoriza a qualidade e, acima de tudo, a satisfação de suas revendas exclusivas.
Ana Neute
Ana Neute (São Paulo, 1986) é formada em arquitetura pela Escola da Cidade (2011). Em 2008, trabalhou no IBOIS (Instituto de Madeira da Politécnica de Lausanne). Realizou instalações, entre elas para Sp-Arte 2014 na Bienal. Em 2016 participou juntamente com a itens da exposição Evergreen Brasil na Luminaire de Miami e em 2017 expôs peças em conjunto com a itens no Brazil S/A durante a Semana de Design de Milão. Tem seus trabalhos produzidos por grandes nomes da indústria nacional como Riva, Líder e a marca itens, para a qual trabalha com exclusividade na área de iluminação desde 2015.
80e8 Design
A 80e8 nasceu da paixão por criar dos amigos e sócios, Antonia Almeida (São Paulo, 1988) e Fabio Esteves (São Paulo, 1988). Com extrema conexão criativa a dupla conta com sua curiosidade para desenhar o mundo da forma e com os valores que enxergam: consumo consciente e valorização dos meios de produção com soluções diferenciadas e novos usos para os materiais. Atuam em diversas áreas desenvolvendo projetos de mobiliário, iluminação, objetos, interiores, instalações e cenografias. Já realizaram diversas exposições e trabalhos para diversas marcas. Iniciaram sua parceria com a itens em 2016.
Cris Bertolucci
Cris Bertolucci se formou em desenho industrial na Universidade Mackenzie em 1981. Em Firenze fez curso de especialização na área na Università Internazionale dell’Arte. Desde jovem mostrou interesse pela área de arte, design e arquitetura, pintura e desenho. De volta ao Brasil, ingressa na Bertolucci, empresa especialista em iluminação decorativa fundada por seu pai Walter Bertolucci. Lá trabalhou por 25 anos como diretora de arte. Em 2010 monta seu estúdio próprio, onde vem desenvolvendo aquilo que sabe fazer: produtos para iluminação. 30 anos de experiência em pesquisa, design e desenvolvimento de luminárias. Em sua coleção pode-se encontrar peças com as inconfundíveis marcas dela: leveza, graça, poesia e humor.
Lucas Lima
Lucas Lima (São Paulo, 1996) Apaixonado por design, atua com projetos que vão desde o ramo de mobiliários e luminárias autorais até ao mercado de design promocional e brinquedos. Sua carreira iniciou em 2016 quando conseguiu uma bolsa de estudos no Centro Universitário Belas Artes, onde se formou designer de produto. Desde 2017 já participou três vezes do Salone Satellite de Milão, tendo sido agraciado com prêmios como Tok&Stok de Design Universitário e o Verralia Design Awards. Lucas desenha para a itens desde 2019.