CASACOR SP-2021

Oi! Visitamos a CASACOR em São Paulo e vamos compartilhar com vocês algumas das nossas percepções voltadas atenciosamente para a luz!

Tivemos a honra de fazer uma visita completa guiada pela super Light designer Lu Guerra, assim, nosso olhar foi totalmente voltado para as tendências em iluminação e as suas soluções luminotécnicas.

Nossa equipe em uma visita guiada com a arquiteta e light designer Lu Guerra

Acreditamos que esse mundo em fase de pós pandemia já vem adotando com mais cuidado a iluminação voltada para o ser humano, para o usuário, pensando em seu bem estar e saúde. O olhar para dentro dos espaços se tornou mais cuidadoso na busca de mais aconchego e conforto.

A iluminação está diretamente relacionada a essas sensações e a forma como é aplicada influencia muito nesse resultado final esperado.

A forma como a iluminação se apresentou na maioria dos ambientes que visitamos reflete a busca por esse resultado desejado:

  • Temperaturas de cor mais quentes (2700k em sua maior predominância);
  • Luz indireta que surge sem se ver a fonte de luz;
  • Spots e luminárias técnicas minimalistas e discretas dando destaque apenas para o efeito da luz;
  • Luminárias decorativas com design limpo, claro e leve;
  • Tetos mais limpos trazendo a iluminação para as paredes, pisos e mobiliários;
  • Luz pensada, pontuada estrategicamente e sem excessos;

Cabe comentar aqui que para alcançar o resultado de luz indireta e discreta notamos muito a aplicação de fitas de led alojadas nas bancadas de lavabos, cabeceiras de camas, prateleiras e sancas. Porém, o cuidado necessário para uma instalação correta que reflete totalmente no efeito mais belo da luz foi deixado um pouco de lado em alguns ambientes. Fitas aplicadas diretamente nas superfícies sem perfis de led ou difusores trouxeram alguns resultados indesejáveis como marcação dos pontos de led, descolamento da fita e efeito estourado da luz. Por isso, sempre destacamos esse nosso cuidado com a especificação correta dos produtos para um resultado incrível da iluminação!

Outro ponto importante é que esse tipo de iluminação discreta vinda das paredes, móveis e pisos precisa de ser pensada e planejada desde o início da concepção do projeto arquitetônico. Prever pontos, alojamentos dos drivers e o dimensionamento correto de sancas e cavas no mobiliário interferem totalmente em um melhor resultado, otimização de tempo e menos gastos durante a execução na obra. E nunca devemos nos esquecer que a luz natural é a grande aliada para um projeto saudável, agradável e confortável. Para explorá-la devemos também que seja considerada desde o início do projeto. Dessa forma, a transição da luz do dia para a luz noturna artificial se torna algo natural e saudável para o usuário.

Esperamos que tenham gostado e aguardamos uma troca das percepções que vocês também tiveram! Até a próxima!