LEDforum 2022

Depois de dois anos com edições realizadas de forma digital devido a pandemia, em 2022 o LEDforum volta a ser presencial trazendo a ideia de RECONEXÃO. Estivemos lá e vamos compartilhar um pouco com vocês!

O LEDforum é conhecido nacional e internacionalmente por oferecer conteúdo de palestras e atividades de alto nível técnico e de conhecimento, conduzidas por grandes nomes do universo da iluminação brasileira e internacional. Além disso, é uma plataforma essencial na agenda da iluminação para lançamentos de produtos e serviços, geração de novos negócios e intenso networking. O evento reúne uma audiência de lighting designers, arquitetos, designers de produtos, urbanistas, paisagistas, acadêmicos, desenvolvedores e provedores de soluções para iluminação, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina.

A grade do evento trouxe um conjunto de atividades que buscou sensibilizar o público para a importância de abraçarmos as pré-existências e aprendermos novas formas de nos relacionarmos com a luz.

O elenco dos palestrantes foi incrível e vamos trazer as nossas percepções de algumas das palestras que mais nos encantaram:

LUZ E PATRIMÔNIO (PROF. JAN BLIESKE- ALEMANHA)

  • Luz é trabalho de arte;
  • É preciso cuidado para iluminar patrimônios culturais preservando seus traços originais;
  • Pode-se fazer um link desse tema com a realidade dos ambientes residenciais e corporativos considerando a história do “patrimônio”;
  • Toda a história deve ser considerada antes de se pensar em estratégias de iluminação e em quais produtos utilizar.

LUZ NATURAL (KYNTHIA CHAMILOTHORI- GRÉCIA) + LUZ DESIGN E BIOFILIA (WIM AAn DE STEGGE – HOLANDA)

Mesclamos essas duas palestras porque elas deram um match incrível!

  • Palestras com mood poético e necessário pois essa trazem a tendência de irmos para ambientes naturais na busca da restauração do estresse e da necessidade de descompressão emocional;
  • A luz é primeiramente natural, vinda do sol e considerá-la nos projetos arquitetônicos é o primeiro passo;
  • Nosso país tem privilégio de ter abundância de luz solar e essa é nossa ferramenta imprescindível que quando considerada nos permite sermos mais conscientes ambientalmente;
  • Precisamos ver e perceber a beleza da natureza ao nosso redor;
  • Através da luz podemos projetar efeitos e movimentos da natureza em ambientes fechados trazendo vida e movimento a eles;

  • Luz como elemento que reflete em nossa saúde, nosso comportamento e emoções;
  • A iluminação deve ser considerada com a sensação de propósito refletindo empatia e paz;
  • Precisamos trazer o ciclo da vida, o nascer e pôr do sol, a vida ativa, o descanso e a poesia para a luz.

LIGHTING DESIGN CONTEMPORÂNEO ( LORIS TRETOUT- FRANÇA)

Palestra extremamente técnica e complexa ministrada por Loris Tretout, responsável por iluminar grandes museus pelo mundo, dentre eles o Louvre:

  • A luz deve ter um diálogo com os elementos que vai revelar, esteticamente falando.


FERRAMENTAS E REPERTÓRIO (RICARDO HOFSTADTER – URUGUAI + RAFAEL LEÃO – BRASIL)

  • Aplicar conceitos como Human Centric Lighting, Tunable White e Ciclo Circadiano assumindo que nada substitui o que está lá fora: o amanhecer, o meio-dia, o entardecer e a noite.

Todos os temas abordados já estão presentes em nosso dia a dia aqui na Rovaris, buscamos sempre nos atualizar e trazer o que há de melhor para nossos parceiros e clientes. Aqui conseguimos aplicar a luz respeitando o ciclo circadiano através de soluções técnicas e produtos, podemos trazer movimento e referência à natureza por meio de luminárias e definições arquitetônicas, ouvir e considerar a história de cada projeto e usuário antes de qualquer definição luminotécnica por meio de nosso briefing detalhado…

São esses pequenos detalhes que aplicados permitem que estejamos caminhando conforme as novas tendências de iluminação que vão muito além da luz por si só, mas considerando o ambiente e o usuário acima de tudo!

Vamos trocar mais ideias sobre isso? Nos procure para trabalharmos juntos!

Até a próxima!